Preparamos dicas especiais para te ajudar a otimizar o seu CV e melhorar as suas chances na conquista daquela vaga de emprego tão almejada. Está preparado(a)? Então continue lendo o nosso artigo!
Sabemos que um bom currículo pode fazer muita diferença durante o processo seletivo de uma oportunidade de emprego. Mas como otimizar seu currículo e deixá-lo mais com a sua cara?
Preparamos algumas dicas que vão transformar essa etapa tão importante para a seleção de candidatos. Seguindo essas dicas, você pode aplicar as alterações necessárias agora mesmo e aumentar as suas chances! Bora?
Por que otimizar o seu currículo?
Simples! O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e os profissionais, cada vez mais qualificados. Por isso, não seja aquela pessoa que ainda apresenta o mesmo currículo de anos atrás! Os tempos mudaram, e as áreas necessitam cada dia mais de reduzir processos, por isso, a otimização desses materiais pré-seleção é imprescindível!
Recrutadores(as) muitas vezes recebem vários currículos muito extensos, com informações desnecessárias ou difíceis de ler, e tais currículos podem ser deixados de lado na mesma hora. Você nem terá chance de mostrar o quanto é competente em uma entrevista, se seu currículo não passar nessa primeira etapa. E você não trabalhou duro até aqui, para então perder uma vaga só por causa de um currículo mal feito, não é mesmo?
Como otimizar o seu CV?
Invista seu tempo em preparar um material único para cada vaga, para cada intenção de emprego. Isso significa focar o conteúdo do currículo com suas habilidades, competências e experiências que façam sentido para aquela vaga em específico, especialmente se sua vivência profissional é bem ampla e variada. Além disso, elabore um arquivo que fará seu valor ser reconhecido. Esse é um momento importante também para sua carreira profissional.
Utilize esse tempo para analisar sua estrada até aqui. Quais foram seus desafios e suas conquistas? Você está onde almeja? Não está precisando atualizar seus estudos?
Essas questões farão você ter uma visão macro do seu futuro e do seu potencial – muitas vezes deixado de lado. Outro benefício é refrescar sua memória e ajudar você a ter as respostas na ponta da língua durante a entrevista.
Para auxiliar nesse processo de otimizar seu currículo, separamos algumas dicas especiais. Com elas, além de melhorar a estética do seu material, você vai melhorar consideravelmente o conteúdo. Se liga!
1. Analise seus cursos de especialização e de idiomas
Você tem feito cursos de curta ou longa duração para se especializar? Ou até mesmo para conhecer novas possibilidades? E seus idiomas estão em que nível? Se as respostas para essas perguntas forem negativas, corra que ainda dá tempo! Inscreva-se em cursos rápidos e gratuitos online e que podem valorizar seu perfil.
As empresas não querem candidatos parados no tempo. Elas procuram pessoas proativas, em busca de conhecimento constante e de atualização. Vale a pena investir nisso antes mesmo de concluir seu currículo.
2. Entenda a melhor formatação para seu currículo
Não basta ter um conteúdo de qualidade e que encha os olhos de quem está fazendo o recrutamento. Além disso, é preciso um layout atraente e objetivo sobre quem você é e o que busca. A pessoa que analisa os currículos pode receber dezenas por dia. Então precisa passar os olhos e ter certeza de que você é a pessoa com um perfil compatível para a entrevista.
Portanto, temos que focar no que realmente é necessário ser informado. E aqui você terá um grande desafio: inserir em uma ou no máximo duas folhas todas as suas habilidades – inclusive com os cursos e as especializações que você buscou. Mas não se preocupe, porque vamos te ajudar nesse processo! Confira:
Não repita informações.
Tenha clareza e objetividade.
Nunca forneça números de documentos.
Duas folhas é o máximo. Mas vamos tentar ficar somente na primeira?
Faça uma boa revisão, principalmente dos seus dados básicos.
Se necessário, peça para outra pessoa revisar (às vezes, nossos olhos ficam viciados no que escrevemos, e não enxergamos os erros).
Cuide com erros de português (se tiver alguma dúvida de como escrever uma palavra, faça uma pesquisa antes).
Escolha informações que estejam relacionadas à vaga concorrida.
Elabore um layout clean, sem excessos.
3. Crie uma seção de “Interesses profissionais”
Essa é uma categoria além de todas as informações que obrigatoriamente devem estar no seu currículo – como dados pessoais e profissionais – você pode, por exemplo, fazer um resumo do seu objetivo profissional. No entanto, pode ser interessante não ser tão específico. Ao invés de colocar exatamente a função desejada, experimente colocar a área. Isso pode chamar, e muito, a atenção do recrutador(a) e otimizar informações a seu respeito.
Essas informações devem ser bem selecionadas e pensadas: como podem ser utilizadas para contribuir com a empresa?
4. Utilize o Linkedin
O Linkedin é uma rede social que atrai muitos recrutadores. Se você se mantém sempre atualizado com suas informações profissionais, experiências, cursos, e tudo o que envolve sua carreira, terá mais chances de chamar atenção das empresas. Aliás, sabia que você pode transformá-lo em um currículo? Basta utilizar alguma ferramenta para convertê-lo em PDF e todas as informações ficarão organizadas.
Agora que você já sabe como otimizar seu currículo, mãos à obra. Deixe-o com a sua cara, com a sua personalidade. E pronto para ser selecionado! Essa é a sua chance de conseguir aquele cargo tão desejado!
Curtiu essas dicas? Quer saber mais? Baixe agora mesmo, gratuitamente, o nosso EBOOK DICAS DE CV! ;)