Você já ouviu falar na Jornada do Colaborador?
Também conhecida como “Employee Experience”, a Jornada do Colaborador baseia-se no mesmo princípio regente da tão conhecida “Jornada do cliente”, porém, no contexto de uma estratégia organizacional, trata-se de:
Entender e aprimorar a trajetória do(a) usuário(a) em cada fase do seu relacionamento com a empresa, visando promover uma experiência completa e satisfatória.
Marketing e RH: Qual a importância da satisfação do(a) colaborador(a) para uma organização?
Colaboradores mais satisfeitos e bem engajados com seu trabalho trazem muitos benefícios para uma organização: possuem um nível de produtividade maior, são mais proativos nas dificuldades, têm um nível maior de retenção, diminuindo o turnover e os custos que o acompanham.
Além disso, a satisfação de um(a) colaborador(a) com sua experiência na empresa tem um impacto direto sobre a cultura e ambiente organizacionais, podendo inclusive afetar a performance da empresa como um todo.
Dito isto, separamos 5 dicas de como promover uma experiência ainda mais incrível para os seus colaboradores, através dessa parceria entre o RH e Marketing!
1. A PRIMEIRA IMPRESSÃO
Um dos momentos mais importantes da primeira fase dessa jornada, acontece durante o processo de recepção e acolhimento de novos colaboradores na empresa. O processo de Onboarding.
Este processo inicial é importantíssimo na construção do relacionamento empresa-colaborador(a), é essencial para solidificar uma boa primeira impressão.
Aqui vale pensar coisas do tipo, ter sua identidade visual bem representada no design dos slides de apresentação, investir em um kit de boas-vindas, promover um acolhimento no time que realmente comunique seus valores e sua missão, tudo isso pode (e deve) fazer toda a diferença na experiência desse novo e importante talento! O qual, por sua vez, pode fazer toda a diferença para o seu negócio!
(Psssiu! Ei! Para uma explanação mais aprofundada e mais dicas incríveis sobre o Onboarding, CLIQUE AQUI ! ;)
2. INVISTA NA CONQUISTA <3
O mundo dos negócios conhece bem os milagres que um bom Branding pode realizar para o crescimento de uma empresa.
E por que não, aplicar esses mesmos esforços do branding para conquistar seus colaboradores também?
Colaboradores que “vestem a camisa” da empresa, tendem a promover orgânica e gratuitamente o seu negócio, melhorando a imagem pública da empresa, aumentando sua atratividade no mercado diante de clientes em potencial e, até mesmo, diante de possíveis novos talentos!
Uma ótima forma de trabalhar esse branding interno é criando ações que enfatizem os valores, missão e cultura da sua organização de forma prática, visando cativar a sua equipe através da experiência.
Por exemplo, se um dos valores da sua empresa é a diversidade, além de, é claro, ter um time diverso, é importante que seus colaboradores vivenciem esse valor de forma ainda mais direta. Crie oportunidades com seu time para celebrar o tema, seja em datas comemorativas ou mesmo tendo um evento fixo em seu calendário organizacional que promova essa ação coletiva!
Faça cartões, invista na decoração, promova discussões, mostre para o seu time em que a sua empresa acredita e o que ela representa! Apaixone-os!
3. PROMOVA O SENSO DE PERTENCIMENTO
Agora que sua empresa já causou uma ótima primeira impressão, e já está trabalhando para apaixonar seus colaboradores pela sua marca, é hora de investir no senso de pertencimento!
Mas o que isso significa?
Bom, é aqui que a “sua empresa” se torna “a nossa empresa”!
Este é o momento de permitir que seus colaboradores possam de fato participar mais, para transicioná-los do lugar de espectadores para representantes da sua marca!
Como? Crie oportunidades criativas!
Por exemplo, se sua empresa tem um blog, abra as portas para que seu time possa criar conteúdo para o blog também!
Webinars, lives, dicas, Q&As, infográficos, tutoriais, abra esse espaço para que o seu time represente o seu negócio e, sempre que possível, identifique o(a) autor(a)/participante do projeto no conteúdo divulgado!
Ações simples como estas geram algo que nenhum treinamento é capaz de ensinar... O orgulho de fazer parte!
4. PERSONALIZE - CRIE MEMÓRIAS!
Bom, agora que você já mostrou o valor que a sua marca tem para os seus colaboradores, é hora de mostrar para os seus colaboradores o valor que ELES têm para a sua empresa! Ninguém gosta de ser visto apenas como “mais um”, nem muito menos de não ser visto de forma alguma. É aqui que entra uma das ferramentas mais importantes para garantir uma boa experiência na jornada dos seus colaboradores com a sua empresa:
O desenvolvimento de uma experiência individualizada, enquanto se trabalha com o coletivo.
Como?
Veja aqui dois exemplos simples de ações que o RH e o marketing podem desenvolver juntos para promover uma experiência pessoal para todos do time:
Conheça seus colaboradores! E não estamos falando só de nome e profissão, não, ok?! Qual é o passatempo favorito dessa pessoa? O que ela mais gosta de comer? Qual seu estilo musical predileto? Um simples e curto questionário na hora do Onboarding já vai te dar todas as informações que você precisa aqui! E como você pode usá-las depois? O céu é o limite, querido RH! Seja criativo!
Celebre datas importantes! Aniversários (pessoal e tempo de empresa), dia dos trabalhadores, dia de insira uma profissão aqui , mudanças de cargo, recepção de novos colaboradores, conquistas na empresa, etc. Um simples cartão, um chocolate, um happy hour, não importa o “tamanho” da ação, o importante é fazer!
Enfim, crie memórias entre empresa e colaborador(a) e ofereça uma jornada inesquecível!
5. RECONHEÇA E RECOMPENSE
Por último, mas não menos importante... recompense! O termo em si já é bastante auto-explanatório, porém gostaríamos de ressaltar um aspecto importante aqui. A recompensa financeira é muito importante, mas é apenas uma das muitas maneiras de se reconhecer o trabalho duro e os esforços de alguém. É essencial que essa recompensa exista, porém não se limite a ela! Existem diversas formas de reconhecimento e recompensa, e todas são muito importantes para todas as fases dessa jornada! O reconhecimento público, por exemplo, não se trata apenas de uma promoção de cargo. Seja com uma lembrancinha na reunião de resultados do time, ou mesmo através de uma foto da pessoa nas redes sociais da empresa, demonstrar que você se orgulha dos esforços desse(a) profissional é importante! E o feedback positivo? SUPER importante! Separar um tempo com seus colaboradores, individualmente, para conversar sobre o quanto essa pessoa cresceu e o quanto ela desenvolveu sua área de atuação na empresa em certo período, é uma recompensa simples, porém poderosa! O feedback de reconhecimento, não apenas faz com que o colaborador possa saborear um pouco mais suas conquistas pessoais na empresa, mas também o incentiva a parar e se auto reconhecer, se auto avaliar e se descobrir profissionalmente. Em apenas uma conversa, ele pode identificar habilidades que não sabia que tinha, ou talvez reconhecer pontos fortes nos quais vale investir suas energias para crescer ainda mais! Invista em formas criativas de reconhecer e recompensar aqueles que se esforçam para fazer o seu negócio acontecer!
Então junte o seu Marketing e RH, e invista nesses esforços!
Lembre-se! Simples ações transformam pessoas, e pessoas transformadas fazem toda a diferença! ;)
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