Um LinkedIn potencializado e otimizado para o sistema de buscas da rede pode fazer TODA A DIFERENÇA na hora de ser encontrado(a) por aquela vaga dos sonhos. Quer saber como tornar o seu perfil mais atrativo? Vem com a gente! ;)
Que o LinkedIn é uma ferramenta muito importante no mercado de trabalho, todo mundo já sabe. Dados indicam que 87% das pessoas recrutadoras buscam com frequência profissionais na plataforma. Além disso, a rede é altamente utilizada por times de marketing e da área comercial na busca por leads.
E afinal, no meio de 774 milhões de usuários, como se destacar nas buscas? Como toda rede social, o trabalho para engajamento é constante, mas separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar, e muito, a potencializar seu perfil do LinkedIn.
Bora lá?
1 - PALAVRAS-CHAVE!
Independentemente do seu objetivo com a plataforma, as palavras-chave serão suas melhores amigas para um LinkedIn mais atrativo! Ao descrever seu perfil você deve se preocupar em colocar as palavras certas para aparecer no buscador, tanto de alguém que estiver recrutando, quanto de um potencial cliente. Para isso, você precisa se atentar com as palavras que estão mais em alta e atualizadas no mercado, mas também com as tradicionais. Ah, e não vale colocar todas juntas em um mesmo local. É importante que você vá usando as diferentes áreas para escrever.
E como escolher as palavras? Que tal você fazer uma busca tentando encontrar um perfil como o seu? O que um(a) cliente ou recruiter pesquisaria? Assim, você consegue ter uma ideia do que se destaca nas buscas e o que fazer para aparecer também.
2 - SOBRE!
Essa é uma área muitas vezes ignorada pelas pessoas, mas que pode auxiliar muito. É a chance de você se apresentar. Uma pessoa que está fazendo hunting para uma vaga, por exemplo, vai analisar muitos perfis no LinkedIn em um mesmo momento. Por isso, o tempo é curto para ir em cada experiência do perfil e entender se a pessoa tem fit. Um “SOBRE” bem feito pode te ajudar a garantir aquela abordagem que você tanto espera para um LinkedIn mais atrativo.
Nessa área, é importante que você imprima sua personalidade, ao mesmo tempo que fala sobre o que você já fez de forma resumida. Aqui você não precisa entrar em detalhes, mas abordar suas principais entregas ao longo da carreira e falar um pouco de você. Você pode ser até mais informal, se for algo que faça sentido pro seu perfil.
3 - TÍTULO!
Essa é uma área de destaque no seu perfil e, não, aqui você não precisa colocar somente seu cargo atual! Talvez seu cargo possa dizer de forma imediata qual a sua área, mas nem sempre esse é o caso. Muitas vezes ele não aborda a complexidade das atividades realizadas. Por exemplo, uma pessoa da administração poderia colocar Analista Administrativo e ficar algo mais genérico. Uma opção melhor seria Administrativo | Análise Financeira & BI. Viu como agregou valor?
Quando falamos de um LinkedIn mais atrativo, no título você tem a chance de se destacar na lista de busca. Mas, atenção! Não saia colocando várias palavras aleatórias, elas precisam estar relacionadas!
4 - INTERAÇÃO!
Para gerar engajamento você precisa interagir. Produzir e compartilhar conteúdos sobre a sua área, conversar com as pessoas da sua rede, auxiliar e dar dicas, interagir nas postagens, tudo isso auxilia para que você apareça de forma orgânica no LinkedIn e possa ser lembrado(a) pelas pessoas.
Assim como na sua carreira, o LinkedIn não é uma rede onde você cria o perfil e deixa ele lá esperando para que as coisas aconteçam. Você precisa fazer o movimento e trabalhar a sua rede de relacionamento, assim como em qualquer networking.
5 - EXPERIÊNCIA ATUALIZADA!
Sabia que o LinkedIn pode se tornar seu documento de currículo por meio de um PDF? Por isso, manter o perfil atualizado é a maneira mais fácil de não esquecer das suas realizações. O LinkedIn é uma rede social profissional, então o ideal é que você vá atualizando conforme as coisas vão acontecendo.
Um dos destaques que as pessoas perdem, é não colocar as mudanças de cargos e promoções na empresa quando elas acontecem. Muitos(as) profissionais ficam anos na empresa e colocam no LinkedIn apenas o último cargo com o tempo total.
Quando você descreve a sua história, mudanças e promoções, a pessoa recrutadora consegue visualizar competências que vão além da experiência, o quanto você assumiu novos desafios, como a empresa te percebeu como um(a) profissional responsável e que se pode contar, entre outras coisas tão importantes.
Uma dica extra aqui para a galera com muita experiência deixar o seu LinkedIn mais atrativo: foque no seu objetivo principal como profissional. Na hora de descrever, se atente aos pontos de maior relevância e impacto. Isso facilita a leitura para quem está recrutando.
6 - CURSOS EXTRAS E CERTIFICADOS!
Colocar seus cursos mais atuais é um super diferencial, principalmente para quem está começando e não tem experiência. Hoje existem diversas plataformas com cursos gratuitos de diferentes temas e que tem integração direta com o LinkedIn para certificação. Isso vai mostrar o quanto você está se atualizando no mercado de trabalho. E conhecimento é sempre válido, né?
Cuidado para não colocar cursos antigos, isso pode dar uma sensação de que você não está se atualizando mais. Nesses casos, melhor esperar para colocar quando tiver informação nova, ta? :)
7 - FOTO E CAPA!
Simples assim, ter uma foto de perfil e capa passa a sensação de perfil atualizado, deixam o seu LinkedIn mais atrativo e te auxiliam a aparecer nas listas de buscas. Uma pesquisa do próprio LinkedIn sugere que perfis com foto recebem 14 vezes mais visualizações.
Então, corre lá e escolha uma foto que te represente. Aqui não tem regra, a foto precisa combinar com a sua personalidade e com o que deseja expressar. No entanto, é importante que você apareça bem, cuidado com fotos de óculos escuro, boné que cubra o rosto, falta de qualidade ou imagens com outras pessoas.
Já na capa você pode optar por trazer uma imagem relacionada com o que você faz, ou com a sua empresa. :)
Curtiu as dicas? Agora é colocar em prática! \o/
Ah! E você também pode potencializar seu LinkedIn com o suporte do nosso time de recrutadoras especializadas em hunting para melhorar seu ranking nas pesquisas! Vamos ajudar você com as palavras-chave mais adequadas, assim, seu perfil poderá aparecer em pesquisas booleanas direcionadas para as oportunidades que você almeja.